Wednesday, June 4, 2008

AS RELAÇÕES PÚBLICAS NOS CLUBES

AS RELAÇÕES PÚBLICAS NOS CLUBES
INTRODUÇÃO

O presente trabalho cujo tema é relações públicas no clube surge no âmbito de avaliação da cadeira de TELP e tem por objectivo descrever os principais meios de relações públicas e reconhecer as aplicações práticas de relações públicas nos clubes. As relações públicas são utilizadas hoje em dia muito frequentemente no nosso vocabulário. Basta analizar um jornal ou revista para descobrir o número significativo de vezes em que aparecem estas duas palavras, podiamos constatar que as relações públicas se constituem como algo com uma forte ligação no nosso quotidiano. Apesar disso, as relações públicas são uma actividade perfeitamente desconhecida por muitos que apenas as sabem identificar com atitude de cortesia, modelos de gente bem educada ou apenas com as relações importantes com o mundo da imprensa, da política ou dos negócios. Este capítulo sobre as relações públicas, vai contribuir para melhorar a qualidade do nosso desempenho como futuros dirigentes desportivos.

Objectivos

Objectivo Geral

· Identificar a importância e a finalidade das relações públicas dentro de uma organização desportiva.

Objectivos Específicos

· Avaliar a eficácia das relações públicas para o desenvolvimento dos clubes;
· Avaliar os princípios fundamentais das relações públicas;
· Manter o equilíbrio entre a identidade e a imagem do clube, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.

1. AS RELAÇÕES PÚBLICAS NO CLUBE

As relações Públicas constituem o esforço deliberado, planeado e continuado para estabelecer e manter o melhor entendimento mútuo entre uma organização e o seu público. Para conceituar relações públicas, devemos partir da dedução da definição operacional que oferece as tradicionais etapas do exercício de relações públicas: Diagnosticar a dinâmica no sistema organização-públicos na conjuntura política-econômica; prognosticar o que irá acontecer, neste sistema, a curto e médio prazos, assessorar os líderes nas políticas organizacionais, implantar programas de comunicação e, por fim, avalilar os resultados da intervenção no relacionamento organização-públicos. Porém, de seguida iremos definir alguns conceitos relacionados com o tema.
Relações Públicas, é uma actividade administrativa de gestão de relacionamentos, que utiliza a comunicação, prioritariamente, para cuidar da qualidade das relações estabelecidas entre as organizações e seus públicos, visando a formação e manutenção de uma imagem desejável (CHAMUSSE & CARVALHAL, 1999). Deste modo, NETO (2002) define relações públicas como sendo actividade que tem por objetivo auscultar e analisar as aspirações e desejos dos diversos públicos, expondo, outrossim, os objectivos e interesses da empresa ou organização, governamental ou particular .
Baseando – se nestas duas ópticas, relações públicas, são um conjunto de planejamentos estratégicos, que empenham-se a favorecer o público harmonizando-o e contribuindo na melhoria da sua imagem a fim de manter um entendimento entre ambas partes.
Face a esta definição pode - se afirmar que as relações públics dentro de uma organização desportiva tem essencialmente por finalidade, melhorar a sua imagem, através de um conjunto muito variado de tácnicas e acções que desenvolvem a sua cultura, de forma a ir ao encontro de satisfação dos seus utilizadores. A este desenvolvimento normalmente não são atribuídos nem encargos nem retornos significativos de carácter financeiro.

1.1. Tipos de relações públicas no clube

Como já vimos, as relações públicas são o "conjunto de actividades destinadas a estabelecer e manter um clima favorável entre uma entidade, pública ou privada, e os diferentes públicos" (Lampreia, 2003)
As relações públicas podem ser dividadas em dois tipos:

a) Internas que funcionam como elo de ligação entre a administração do clube e o pessoal, visando uma boa comunicação interna, criação de um bom ambinete de trabalho e bom relacionamento. Fazem parte destas relações: a Direcção, atletas, sócios, pessoal e treinadores.

b) Externas que visam um bom entendimento entre o clube o seus públicos externos. São eles: órgãos estatais, Simpatizantes, patrocinadores, media, ferderações, outras instituições e a comunidade.

Seguidamente à identificação dos seus público alvo, as organizações desportivas devem fazer corresponder as suas necessidades, percebendo o que pretendem da organização, destiguindo o agente diferenciador que a destiguem das outras organizações desportivas. As relações públicas podem resumir-se com certas palavras chave, que são: reputação, percepção, credibilidade, confiança, harminia, a busca de compreensão mútua baseada na verdade e uma informação total.

1.2. Objectivos de relações públicas no clube

O exercício profissional das relações públicas exige uma acção planeada com o apoio da investigação na comunicação sistemática e na participação programada, para elevar o nível de entendimento, solidariedade e colaboração entre uma identidade e os grupos sociais a elas vinculadas, num processo de integração de interesses legítimos para promover o seu desenvolvimento recíproco e da comunidade a que pertencem. Contudo, resumidamente, pode se dizer que os objectivos das relações públicas no clube são:
· Aumentar a credibilidade do clube e dos seus praticantes e adeptos;
· A nível interno criar um sentimento de pertença e um espírito ganhador;
· Melhorar a imagem do clube e das suas marcas;
· Aumentar a notoriedade do clube;
· Desenvolver um clima de confiança com os mass mídia;
· Prevenir e minimizar o impacto de eventuais crises;
· Orientar a gestão do clube em função do feedback recebido do público;
· Revelar os contributos do clube para o desenvolvimento do país ou região.

1.3. Funções de relações públicas no clube

A presença de relações públicas nos clubes é muito importante, e como regra geral, tem sua funções básicas. No caso do marketing desportivo, relações públicas é uma estratégia interativa de comunicações de marketing que busca criar uma diversidade de meios planejados para transmitir as filosofias, metas e objectivos organizacionais para um grupo identificado de público, com o propósito de estabelecer um relacionamento baseado na compreensão, no interesse e no apoio. Essa estratégia de comunicação, que pode tomar a forma de actividades, bem como de comunicação formal, também pode envolver os jogadores, o pessoal de mídia, os funcionários, os simpatizantes e outras extensões do produto, os patrocinadores e outros componentes fundamentais da organização.
Por refletir as políticas e programas desenvolvidos pela cúpula diretiva, relações públicas caracteriza-se como uma função gerencial. Realiza com freqüência as ações em relação à organização e os seus produtos. Por isso, necessita de um sistema de informação de marketing. Contudo, é de citar algumas funções, que são:
· Desenvolver prestígio e imagem favorável e seus benefícios;
· Determinar postura da organização ao lidar com os seus públicos;
· Facilitar informação da organzação;
· Organização da publicidade;
· Relação com a comunidade;
· Relação com os empregados;
· Ajudar na selecção do pessoal (atletas, treinadores, outro tipo de empregados);
· Permitir a resolução de mal entendidos e pre-conceitos;
· Promover boa vontade com os simpatizantes com a organização desportiva;
· Direccionar o sentido das mudanças.

1.4. Acções de relações públicas

São consideradas acções as acções pontuais espontâneas e normalmente realizadas por organizações de pequena dimensão ou entõ em situações específicas, por exemplo, para a resolução de uma pequena crise. Acções pontuais visam atingir um fim imediato ou a curto prazo junto de um público restrito (ex: convite para jogo ou envio de um “press realese” que não esteja no planeamento prévio).
Acções contínuas são planificadas, e visam objectivos a médio prazo junto de um público mais abragente (ex: produção do jornal do clube ou a relação de um acontecimento anual).

1.5. Fases de relações públicas

Compreendem 8 fases para um plano de acção eficaz, são elas:
a) analisar o clima geral das atitudes e a relação da organização com o universo desportivo;
b) Determinar atitude de qualquer grupo em relação à organização;
c) Analisar o estado das opiniões;
d) Antecipar potências problemas, necessidades e opurtunidades;
e) Formular políticas;
f) Planear meios para melhorar a atitude de um grupo;
g) Executar as actividades planeadas;
h) Resposta avaliação e ajuste.

2. METODOLOGIA

Após a pesquisa, consulta de vários documentos e compilação de dados foram criados mecanismos que se basearam no resumo da matéria e escrituras de vários autores. De notar que os meios de comunicação social também serviram para a efectivação desta obra. A pesquisa bibliográfica fez-se necessária para a conceituação de dados obtidos através de outras fontes. Já as consultas na internet possibilitaram a colecta de alguns dados que não foram encontrados na pesquisa bibliográfica.

3. CONCLUSÃO

A dinâmica dos factos sociais e econômicos tem mostrado que a iniciativa privada descobriu a importância das relações públicas. Em algumas partes do globo terrestre, os órgãos governamentais sentiram que a opinião pública reclamava um serviço que atendesse aos anseios dos governados. Ambas as áreas solicitavam o apoio público, isto é, aprovação pública.
Evidentemente, tanto nas instituições privadas como nas públicas, relações públicas tornou-se uma necessidade incontestável. Alguns consideram que relações públicas é uma das mais novas profissões, porém, hoje, apresenta-se num complexo de atribuições que são indispensáveis ao êxito das organizações públicas ou privadas. Os Gestores sentem a necessidade de vir a público para conhecer e avaliar as atitudes, as opiniões e as aspirações dos públicos com relação às organizações.
Assim, as relações públicas realizam uma actividade não apenas de informar amplamente, mas também de criar ou formar públicos conscientes de seus propósitos em benefício da comunidade.

4. RECOMENDAÇÕES

O termo "Relações Públicas", na verdade, apareceu em 1882, na "Yale Law School", nos Estados Unidos da América, quando da realização de uma conferência que tinha o título de "The Public Relations and the Duties of the Legal Profession", como afirma Eric Goldman. Porém, segundo Fred L. Black, diretor da Nash-Kelvinator Corporation, a expressão "Relações Públicas" começou a ser usada desde 1882, sem chegar todavia a generalizar-se.
O ano de 1882, de qualquer modo, é famoso na história das Relações Públicas, porque assinala o nascimento de uma frase: "O público que se dane", atribuída ao Comodoro Vanderbilt ou ao seu filho Willian Henry numa entrevista coletiva com os jornalistas de Chicago.
Curioso também observar que, em 1883, Theodoro N. Vail, presidente da "The American Bell Telephone Co.", em uma circular empregava a expressão "relações públicas e a companhia", muito embora, muitos afirmem que o termo "Public Relations" tenha sido usado por T. Vail em 1906, no relatório anual da "American Telephone and Telegraph Co."
Dizem outros que "Relações Públicas", no seu actual conceito, surgiu com Daniel Villard, presidente da Baltimore-Ohio Railroad, em 1910, quando esse homem de negócios utilizou a expressão "nossas relações públicas" em vez "nossas relações com os públicos", que vinha sendo empregada anteriormente.
Contudo, o presente trabalho não termina por aqui. Recomendamos aos académicos, intelectuais, pesquisadores que está aberto um espaço para dar continuidade às investigações e/ou o debate sobre o mesmo.

5. BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Administração de Relações Públicas no Governo. São Paulo: Loyola, 1982.
FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica - Business relationship. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2004.

CHAMUSCA, Marcello e CARVALHA Márcia, Diretores do Portal RP-Bahia.

NETO, José Jorge, Revista PN /2002

Lampreia, J. Martins; Técnicas de Comunicação; Publicações Europa-América; 7ª ed; p.85

http://www.rp-bahia.com.br/o_que_sao.htm, acessado a 26 de Maio de 2008 às 09:34 horas.
http://www.sinprorp.org.br/Relacoes_Publicas/relacoes.htm, acessado a 26 de Maio de 2008 às 12:10 horas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%B5es_P%C3%BAblicas, acessado a 28 de Maio de 2008 às 17:30 horas.