Wednesday, May 21, 2008

DESPORTO DE ALTA COMPETIÇÃO

RESUMO

O Desporto é definido como uma actividade educativa onde permite o desenvolvimento das suas mobilidades motrizes e psicomotrizes, em relação aos aspectos afectivos, cognitivos e sociais em relação a sua personalidade.
Contudo, actualmente existe um grande interesse de novas pesquisas sobre qual o treinamento adequado e as estratégias para auxiliar, tanto técnica quanto fisicamente o atleta, para a aquisição de habilidades específicas da modalidade. O objetivo deste trabalho é mostrar o benefício que traz o desporto de alta competição através de aplicação do treinamento adequado no sentido de preservação do atleta, respeitando a complexidade, variabilidade, diversidade, individualidade e continuidade das actividades.

1. INTRODUÇÃO

Na elaboração deste trabalho cingimo-nos mais na reflexão sobre as limitações do desporto da alta competição. A preparação física, técnica e a criatividade, são alguns factores de referência para um jogador de alta competição conforme evidenciam os estudos de alguns autores sobre o mesmo tema.

De acordo com TUBINO (1993), “a preparação física, assumiu nos últimos tempos, uma grande importância no treinamento de alta competição, evidenciando inclusive uma certeza de que, os grandes resultados desportivos serão sempre correlacionados com condicionamentos físicos de padrões elevados e serão sempre com a aplicação de programas actualizados nas concepções científicas mais modernas”.

Entretanto, é importante também focar o princípio da ética no Desporto, pois, segundo PATO (2006), ultimamente, temos verificado frequentemente situações relativas à violência associadas à prática desportiva, para além do uso de doping/drogas, etc.

Importa notar que no fim, cada autor faz reverência aos resultados ou rendimentos que cada equipe ou jogador obtém observadas que são todas as condições e necessidades impostas no desporto de alta competição.


1.1. Problema

O presente trabalho pretende verificar porque ao longo dos tempos se reduz as capacidades e habilidades dos atletas que praticam o desporto da alta competição.

1.2. Objectivos
1.2.1. Objectivo Geral

Dar a conhecer os parâmetros e necessidades do desporto de alta competição.

1.2.2. Objectivos Específicos

Demonstrar o tipo de treinamento, técnicas e condições dos atletas praticantes do desporto de alta competição.
Identificar possíveis impactos, social e cultural, que pode trazer o desporto de alta competição.

2. O DESPORTO DE ALTA COMPETIÇÃO

2.1. Conceito do Desporto

Para aprofundarmos mais o nosso estudo começaremos por definir alguns conceitos relacionados com o tema. Assim, Desporto, é actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser desporto tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma confederação regente e competitividade entre opostos. Todavia, o desporto tem uma linguagem universal própria, que integra e interage no universo das experiências humanas e pode possibilitar a integração dos povos, a partir do respeito às identidades culturais. Outra questão que vem a tona quando se discute a actualidade desportiva, são as relações espaço/comunidades que até então compartilhavam basicamente dos mesmos espaços geográficos, e hoje encontram-se espalhadas por espaços diferenciados, criando outras formas e meios de relações.

2.2. Apoio ao desporto de alta competição

No âmbito do desporto de alta competição, revestem-se de importância os cuidados médicos - desportivos às selecções de diferentes modalidades desportivas, nomeadamente os exames médicos e a fiscalizaçào médica a prestar aos atletas indicados em lista apresentada pelas associações desportivas ao Centro de Medicina Desportiva.
O processo de exame médico para os atletas de alta competição consiste no seguinte:
_ Recolha de dados pessoais
_ Principalmente relativos à hístória clínica, desportiva, individual e familiar, e o registo de menstruação e de materidade.
_ Exame física
_ Mensuração da pulsação, da tensão arterial, da altura e do peso;Exames sobre os órgãos, nomeadamente o sistema cardiovascular, o aparelho respiratório, o sistema motor, o sistema nervoso, o abdómen, os olhos, as orelhas, a boca, o nariz e a garganta.
_ Teste de capacidade funcional
_ Nomeadamente a capacidade cardiovascular, a capacidade vital, a reacção, as forças musculares, a capacidade anaeróbica e a mensuração de valores da composição corporal
_ Análises de sangue e de urina
_ Nomeadamente sobre a hemoglobina, quantidade de glóbulos vermelho e branco, blood urea nitrogen, creatine kinase, testosterona, cortisol, IgA, IgG, IgM, hepatitis B surface antigen, hepatitis B surface antibody, urine protein e hematúria.

2.3. A Necessidade do desporto de alta competição

O desporto de alta competição, numa sociedade que entende o desporto como cultura e que se fundamenta na igualidade de opurtunidade, entre todos oa cidadãos, é de fomentar – se e representa o ponto mais alto de um fenómeno generalizado e ao alcanfce das crianças, das mulheres e, por fim dos superdoptados (M. Sérgio, 1999).
No nosso tempo a competição penetrou em todo o património cultural a ponto de constituir a manifestação mais actual da motivação profunda do ser4 humano em todo o seu comportamento social (Melo Carvalho, 1998).
A cultura desportiva ontem, como todo fenómeno cultural, dois aspectos: Aquisição de uma herança passada e criação contínua que podemos encontrar o significado do desporto da alta competição.
O desporto de alta competição constituem a última etapa do processo social de uma prática desportiva que responda as necessidades de desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. A etapa que contricui de um modo particular vasto e dinâmico para a criação indidual e colectiva, de factos culturais que se entrega no desenviolvimento e no progresso social da humanidade. Assim o desporto da alta competição contribui para:

a) Um maior e mais conhecimento amplo de ser humano total. Aprofundamento dos conhecimento conseguidos no alargamento das bases científicas em todos os ramos das ciências humanas que permite valorizar o Homem, na sua individualização e unicidade bem como na sua integração social.
b) Uma institucionalização social progressiva de uma área concreta da prática desportiva que se caracteriza por situações favoráveis a demonstração do domínio do Homem sobre as coisas que o rodeias, sobre si e dos progressos das suas capacidades.
c) Um enriquecimento do património cultural nas manifestações diferentes de aquilo que consideramos o universo do desporto que se traduz em novas aquisições no âmbito da criatividade humana, no desenvolvimento e aperfeiçoamento científico e nas suas aplicações concretas à vida social.
d) Fazer um deporto de alta competição, face a sociedade e no desenvolvimento humano, significa fazer um investimento para a saúde, para a culturae para a longevidade dos cidadãos (Teotónio Lima, 1981).

2.4. Envolvimento da sociedade no desporto da alta competição

O Desporto de alta competição poderá ser hoje considerado como um fenómeno social de grande dimensão e complexidade, não se podendo desligar dos vários sectores da vida comum, quer seja no domínio da indústria, da economia, da ciência ou da política.
O desporto de alta competição é um dos indicadores do poder de um país reforçando a identidade nacional, regional ou local, dando ao cidadão comum a sensação de pertencerem a um mesmo grupo. Aproxima jogadores e espectadores, sócios e não sócios proporcionando-lhes uma relação de pertença e igualdade de direitos, sensação impar na sociedade onde nos inserimos.
Por outro lado, o desporto de alta competição parece constituir uma actividade fundamental no processo de desenvolvimento do ser humano revelando-se como suporte no processo educativo do jovem. Contudo, a esta definição de princípios, por todos aceite, não tem correspondido a concretização de uma acção eficaz, estando o país relativamente aos índices de prática desportiva.
Os clubes, substituem o Estado nas suas obrigações, proporcionam à comunidade onde se insere a possibilidade de uma prática desportiva regular, muitas vezes sem as condições consideradas minimamente satisfatórias para o efeito, sendo estas acções desenvolvidas, na maior parte dos casos, em regime de voluntariado.

a) Desporto para todos

O desporto de alta competição assenta em valores sociais, educativos e culturais essenciais. Constitui um factor de inserção, de participação na vida social, de tolerância, de aceitação das diferenças e de respeito pelas regras.
A actividade desportiva deve ser acessível a todos quaisquer que sejam as suas capacidades ou interesses.

b) O Papel da Comunidade

As organizações desportivas e os Estados-Membros têm uma responsabilidade primordial na condução das questões desportivas. A Comunidade apenas dispõe de competências indirectas neste domínio. No entanto, considera-se que a Comunidade deve ter em conta as funções sociais, educativas e culturais do desporto na sua acção ao abrigo das diferentes disposições do tratado a fim de preservar o papel social do desporto.

3. METODOLOGIA
Após a pesquisa bibliográfica, consulta de vários documentos e compilação de dados foram criados mecanismos que se basearam no resumo da matéria e escrituras de vários autores. De notar que os meios de comunicação social também serviram para a efectivação desta obra.

4. CONCLUSÃO

Desde o fim do século XIX, altura em que despontou para o mundo, o desporto competitivo cresceu e sofreu várias transformações conceptuais não havendo dúvidas que hoje, atingiu grandes patamares a nível da ciência. Não há dúvidas também que, o desporto competitivo é uma indústria à volta da qual gravitam milhões de dólares.
Nos últimos 50 anos o desporto competitivo não só se transformou numa diversão, mas também fez e faz crescer outras áreas da sociedade como a economia e a política interpretando da melhor forma as visões de geopolíticos consagrados. Com uma divisão multipolar do mundo, o desporto mais do que qualquer factor envolve regiões, pessoas e nações, fazendo parte da sua cultura.

5. RECOMENDAÇÕES

Em linhas mais gerais, tomamos em consideração que o tempo passa o mundo evolui e o interesse pelo desporto está cada vez mais crescente e devido a evolução há muitas transformações tecnológicas, os estatutos e leis no desporto são alterados continuamente. Contudo, o presente trabalho não termina por aqui. Recomendamos aos académicos, intelectuais, pesquisadores que está aberto um espaço para dar continuidade às investigações e/ou o debate sobre o mesmo.

6. BIBLIOGRAFIA

BARBANTI, V. J. Treinamento Físico - Bases Científicas. 2ª ed. São Paulo, Ed. CLR Balieiro, 1988.
BORSARI, J. R. Voleibol - Aprendizagem e Treinamento. Um desafio constante. 2ª ed. São Paulo: E.P.U.,1996.
CARNAVAL, P. E. Medidas e Avaliação em ciências do desporte. 3ª ed. Rio de Janeiro: Sprint ,1998.
NUNES, N. et al. Efeito do treinamento físico, baseado em avaliação ergoespirométrica, na capacidade aeróbia de atletas de voleibol - treinamento físico em voleibolistas. Revista da Educação Física/UEM. 11 (1), 2000.
TUBINO, M. G. Metodologia Científica do Treinamento Desportivo. 11 ª ed. São Paulo: Ibrasa,1993.