Thursday, December 13, 2007

Desenvolvimento Motor_Reflexos do Moro

I. RESUMO

O reflexo de moro pode ser demonstrado colocando-se o bebê voltado para cima sobre uma superfície macia, acolchoada. Os braços são gentilmente elevados com tração suficiente apenas para começar a remover o corpo da superfície (obs: o corpo do bebê não deve ser elevado da superfície, apenas deve-se remover o peso). Os braços são então repentinamente soltos. O bebê pode apresentar uma aparência "assustada" e os braços se abrem para os lados com as palmas para cima e os polegares flexionados. À medida que o reflexo termina, o bebê fecha novamente os braços, com os cotovelos flexionados, e então relaxa.
II. OBJECTIVOS

a) Gerais:
· O presente trabalho visa fazer uma breve análise sobre reflexos de moro.

b) Específicos:
· Analizar o reflexo do recém – nascido.

III. PROBLEMA

· Todo o recém – nascido em perfeitas condições de saúde, tem presente o reflexo de moro

IV. INTRODUÇÃO

A transição bem-sucedida de um feto (imerso no líquido amniótico e totalmente dependente da placenta para obter nutrientes e oxigênio) até o seu nascimento, respirando e chorando vigorosamente, é algo sempre maravilhoso. Os recém-nascidos saudáveis necessitam de um bom cuidado para garantir seu desenvolvimento normal e uma boa saúde.
O Reflexo primitivo, que está presente no nascimento, desaparece nos primeiros meses de vida. Este é um reflexo normal presente em recém-nascidos. A ausência do reflexo de moro em um bebê é anormal. A presença do reflexo de moro em uma criança mais velha, ou em um adulto, também á anormal.
A ausência bilateral do reflexo de moro sugere danos ao sistema nervoso central (cérebro ou medula espinal). A ausência unilateral do reflexo de moro sugere a possibilidade de fratura de uma clavícula ou lesão no plexo braquial, o qual pode ocorrer por trauma ao nascimento

V. DESENVOLVIMENTO

Reflexo primitivo que está presente no nascimento e tipicamente desaparece nos primeiros meses de vida. O reflexo de Moro consiste numa resposta de abdução rápida seguida de extensão dos membros superiores com abertura das mãos. Os braços retornam a uma posição flectida como num abraço. Pode ser elicitado pela movimentação da cabeça ou por estímulos inesperados. Com o tempo alguns estímulos elicitadores deixam de dar origem ao reflexo enquanto outros continuam a provocá-lo. É um reflexo associado à capacidade de alerta e permite observar a tonicidade muscular e a simetria da resposta.
a) Cuidados Iniciais

Imediatamente após o nascimento do concepto, o médico ou o enfermeiro retira delicadamente o muco e outros materiais de sua boca, nariz e garganta com uma sonda de aspiração. A seguir, o recém-nascido respira pela primeira vez. O cordão umbilical é pinçado (utilizando-se duas pinças, uma ao lado da outra) e é seccionado entre as pinças. O recém-nascido é secado e colocado cuidadosamente sobre um cobertor térmico estéril ou sobre o abdômen da mãe. A seguir, ele é pesado e medido. O médico o examina, verificando a presença de qualquer anomalia evidente. Um exame completo é realizado posteriormente. A condição geral é registrada 1 minuto e 5 minutos após o nascimento, utilizando-se o índice de Apgar, o qual baseia-se na cor do bebê (rósea ou azulada), na freqüência cardíaca, na respiração, na reatividade (resposta) e no tônus muscular (flácido ou ativo).
É fundamental que o recém-nascido seja mantido aquecido. Assim que possível, ele deve ser enrolado em panos leves (cueiros) e a sua cabeça é coberta, para reduzir a perda do calor corpóreo. São pingadas algumas gotas de solução de nitrato de prata ou de um antibiótico em seus olhos, para evitar uma infecção causada por qualquer microorganismo nocivo com o qual o recém-nascido pode ter tido contato durante o parto.
O decúbito lateral evita que o muco ou líquidos bloqueiem as vias respiratórias e o impeçam de respirar. Como todos os conceptos nascem com concentração baixa de vitamina K, o médico ou o enfermeiro administra uma injeção desta vitamina para evitar a ocorrência de sangramentos (doença hemorrágica do recém-nascido). Em geral, uma solução antisséptica é aplicada no cordão umbilical recém-seccionado, para ajudar a evitar a infecção.
b) Os reflexos do recém-nascido

Muitos dos reflexos como, virar-se procurando pelo mamilo quando o seu rosto é tocado, sugar e engolir ajudam na sobrevivência do recém-nascido. A lista de reflexos é imensa e a maioria, para não dizer todos desaparecem ao final do terceiro mês. Os reflexos mais comuns são soluçar, tossir, fechar os olhos (por causa de muita claridade), espirrar, tremer, erguer os braços, etc.
O reflexo de Moro é um que chama bastante a atenção dos pais. Esse reflexo consiste em levantar os braços rapidamente como se tivesse levado um susto. Pode ser notado ao movimentar o bebê, por exemplo em um carrinho ou bebê conforto, mas pode ocorrer também durante o sono. É absolutamente normal. Alguns reflexos causam surpresa como, quando colocado em posição vertical as pernas se mexem como se estivessem dando passos. Esse reflexo ocorre durante o primeiro mês e depois desaparece. Também o reflexo da mão ao agarrar o seu dedo com tanta força, faz a
alegria dos pais, mas é apenas um reflexo que desaparecerá depois de 10 dias. Não se preocupe, em poucas semanas ele vai voltar a agarrar o seu dedo mas dessa vez, intensionalmente. Quando o recém-nascido se assusta, seus membros superiores e inferiores balançam para fora e para frente, num movimento lento, com os dedos esticados.
O recém-nascido pode apresentar vários nódulos duros subcutâneos (necrose adiposa subcutânea) nos locais onde a pressão dos ossos destruiu uma certa quantidade de tecido adiposo. Quando um fórceps é utilizado durante o parto, esses nódulos ocorrem mais comumente na cabeça, nas bochechas e no pescoço. Eles podem drenar através da superfície cutânea, extravasando um líquido amarelo e transparente, mas, geralmente, eles cicatrizam muito rapidamente. Os recém-nascidos normais podem apresentar uma icterícia discreta, a qual inicia após o primeiro dia. A icterícia que se manifesta antes de 24 horas de vida é particularmente preocupante.
A primeira urina produzida por um recém-nascido é concentrada e, freqüentemente, contém substâncias químicas denominadas uratos, que podem dar às fraldas uma coloração rosa. Quando o recém-nascido não urina nas primeiras 24 horas de vida, o médico tenta descobrir a razão. O retardo do início da micção é mais comum nos meninos e pode ser causado por um prepúcio tenso ou pelo edema temporário do pênis após a circuncisão.
A primeira evacuação consiste no mecônio (substância negro-esverdeada e viscosa). Todo recém-nascido deve eliminar o mecônio nas primeiras 24 horas após o nascimento. A ausência de evacuação geralmente é causada por um tampão de mecônio endurecido no interior do intestino do recém-nascido, que geralmente pode ser removido através de aplicação de um ou mais enemas suaves. Um defeito congênito pode causar uma obstrução mais grave.
O ciclo diário do recém nascido tem vários estados: Alerta e ativo (pronto para interagir e brincar), Alerta e quieto (quer apenas observar), Sono profundo (pouco movimento, respiração regular), Ativo e dormindo (movimenta-se bastante e produz sons, pode ser acordado com facilidade), e um Estado Transitivo (os olhos estão fora de foco, não quer responder à estímulos). Logo após o nascimento a maioria dos recém-nascidos têm um período em que ele se encontra Alerta mas quieto (que pode durar até 30 minutos), aí ele dorme e volta a ter um período Alerta e quieto (onde ele só fica observando). Quando o bebê está no seu estado Alerta e ativo, ele pode mudar de posição, de lado para as costas, e movimentar os braços e pernas como um sinal de que quer brincar.
Durante o estado Alerta e quieto, o bebê pode seguir um objecto e fazer contacto com os olhos da mãe ou de quem estiver por perto. Nos primeiros meses de vida é normal o seu bebê dormir de duas à quatro horas directo por noite, claro que o período de sono varia em cada caso mas é mais difícil que o seu bebê durma cinco ou mais horas por noite. Há ainda a considerar os outros principais tipos de reflexos, que são:
· Reflexo de preensão plantar – quando tocamos, com a ponta do dedo, na sola do pé do bebê, ele contrai o pezinho e dobra os dedos.
· Reflexo da marcha – ao segurá - lo, de pé, por debaixo dos braços, você tem a impressão de que ele ensaia os primeiros passos.
· Reflexo dos pontos cardeais – ao sentir um toque nos lábios, o neném vira a cabeça para os lados e abre a boquinha; pensa que é o seio da mãe.
· Reflexos da sucção e da deglutição – desenvolvidos ainda no útero, após a 35ª semana de gestação, ajudam o bebê a buscar o seio materno e sugar.
· Reflexo de preensão palmar – ele fecha as mãos e os dedos quando sente algum toque na região palmar.

VI. CONCLUSÃO

Concordamos com o autor, reflexo do moro é um reflexo normal presente em recém – nascidos. A sua ausência no um recém - nascido é anormal e a presença deste reflexo numa criança mais velha ou em um adulto, também é anormal.
VII. BIBLIOGRAFIA

http://www.biobras.com.br/adam/encyclopedia/ency/article/003293, visitado no dia 27 de Março de 2007
www.msd-brazil.com/msd43/m_manual/mm_sec23_251.htm.Semiologia pediátrica.visitado no dia 26 de Março de 2006
www.geocities.com/lourdes_mimura/desenvolvimento/perceptivomotor.html.Desenvolvimento perceptivo e motor. visitado no dia 27 de Março de 2007